Secções CRIRA


O CRIRA como vem sendo hábito desde há muitos anos a esta parte, vai mais uma vez levar a efeito um conjunto de actividades culturais e desportivas no sentido de assinalar o seu 103.º aniversário. Prentende-se com estas comemorações mostrar a actividade de cada uma das secções intervenientes que fazem parte do CRIRA e ao mesmo tempo proporcionar aos associados e suas familias bons momentos de salutar convivio e boa disposição. Esperamos a participação de todos bem como a divulgação destas iniciativas.

 


Dia 5 de Outubro de 2010, data emblemática nas Comemorações do Centenário da República Portuguesa e mais uma vez o Centro Republicano, como não poderia deixar de ser, teve a honra de colocar o seu cunho nas festividades locais, orgulhando-se do seu passado e demonstrando todo o seu empenho e dedicação rumo a um futuro mais participado associativamente.
No início da manhã decorreram as primeiras iniciativas junto aos Paços do Concelho, onde a brilhante Filarmónica da SMIRA e os discursos do Presidente da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Aljustrel deram o primeiro mote ao principal dia destas Comemorações. Seguiu-se o desfile da Banda acompanhada por inúmeros participantes que frente à sede do Centro Republicano ecoou às 10h30 o Hino Nacional em uníssono nacional, devidamente acompanhado do hastear da Bandeira Portuguesa conjuntamente com a bandeira da nossa colectividade. Após este tocante e solene momento a direcção do CRIRA convidou todos os presentes a visitar a sua sede, onde continuava patente a exposição de Fotografias e documentos históricos alusivos à 1.ª República bem como a confraternizar em redor de um beberete ofertado pelo CRIRA, retemperando forças para a última parte mas não menos importante deste dia de comemorações, o descerramento de placas toponímicas em diversas artérias com nomes ligados à República.
Foi uma excelente panóplia de iniciativas que serviram efectivamente para se continuar a consagrar o Centro Republicano como uma das mais importantes colectividades do Concelho e da Região, honrando o seu histórico passado com uma visão alargada e participativa para o futuro.

 


O Centro Republicano na pessoa do seu presidente, José Manuel Mariano foi convidado pelo CEDA - Centro de Estudos Documentais do Alentejo a fazer uma apresentação sobre o CRIRA numa cerimónia comemorativa do seu 10.º aniversário ao mesmo tempo que pretendeu homenagear o ilustre Republicano Aljustrelense Manuel de Brito Camacho e os 100 anos da 1.ª República Portuguesa. Com uma sala completamente cheia, onde muitos dos presentes foram homenageados pelo CEDA, ouviram com particular destaque a apresentação sobre o CRIRA que a par da Câmara Municipal de Aljustrel na pessoa do seu Presidente Dr. Nelson Brito, foram figuras de destaque neste importante Colóquio realizado na Casa do Alentejo em Lisboa na passada segunda feira dia 4 de Outubro de 2010.

   VER FOTOS >>

 


O CRIRA numa clara demonstração da sua identidade e passado republicano, associou-se de forma significativa às comemorações dos 100 anos da República Portuguesa levadas a cabo pela Câmara Municipal de Aljustrel. Neste contexto, e a convite da autarquia aljustrelense o nosso Centro Republicano fez, com muita honra, parte da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da República no Concelho de Aljustrel.
Na nossa Colectividade realizou-se no domingo dia 26 de Setembro a Inauguração da Exposição de Fotografias e documentos históricos alusivos à 1.ª República pertencentes ao CRIRA, e em seguida um Colóquio subordinado ao tema “O Alentejo e a 1.ª República” com a participação especial do Prof. Paulo Guimarães e do Mestre Manuel Baiôa, numa organização do Centro de Estudos Documentais do Alentejo (CEDA).

 VER FOTOS >>

 

CRIRA - participa no Festival da Juventude

Decorre nos dias 16, 17 e 18 de Setembro em Aljustrel as JORNADAS DA JUVENTUDE 2010
O grande destaque desta iniciativa vai para a SOUND PARTY - terra viva, a decorrer na sexta, 17 e no Sábado 18, no Parque de Exposições e Feiras de Aljustrel. A nossa colectividade irá participar no Bar da DANCE MUSIC AREA que decorrerá no chamado "Pavilhão do Gado" ou seja no pavilhão N.º 2. 

Poderá encontrar muita musica para dançar até às 6 da manhã e beber um sem numero de bebidas que ajudarão a passar melhor estes que se esperam sejam momentos de salutar convivío e divertimento.

Visite o nosso bar em DANCE MUSIC AREA

 

 

Inquéritos
Qual a sua opinião sobre os melhoramentos na sede do CRIRA?
 
Contador de Visitas
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje132
mod_vvisit_counterOntem158